O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o segundo maior programa de compras de livros do mundo, com um custo de cerca de RS 1 bilhão por ano. Entre os seus princípios estão a livre participação das editoras e a liberdade de escolha dos professores. Para garantir a qualidade e a correção dos livros adquiridos, o MEC avalia as obras que participam do PNLD. Há mais de dez anos os livros didáticos de Francisco A. de Arruda Sampaio e Aloma F. de Carvalhorecebem avaliações positivas no PNLD, inclusive a avaliação máxima ("Três Estrelas" e "Recomendada com Distinção"). Mas, no PNLD 2010, de autores "Três Estrelas" eles passaram para a condição de autores "excluídos": todos os seus livros foram reprovados. O que aconteceu? Os critérios da avaliação ficaram mais rigorosos? Os parâmetros da educação brasileira mudaram? Não, nem os critérios da avaliação nem os parâmetros mudaram. O que foi então? Falhas no processo de avaliação, denunciadas desde as primeiras edições do programa, resultaram na exclusão das suas coleções e criaram uma situação kafkiana que inviabiliza a continuidade das obras. Inconformados com esta situação, os autores pedem a palavra para defender seus livros e o próprio PNLD. Em Com a palavra, o autor, Francisco A. de Arruda Sampaio e Aloma F. de Cavalho refutam todos os argumentos dos avaliadores a favor da reprovação de suas obras excluídas do Programa Nacional do Livro Didático de 2010. Mas o livro vai muito além disso. Ele faz uma descrição pormenorizada do PNLD, destaca sua importância e os seus pontos positivos e também denuncia seus problemas e desvios, principalmente os erros e desmandos da avaliação pedagógica. Elaborado a partir de fatos concretos e com apoio de farta documentação e bibliografia, Com a palavra, o autor trata da trajetória do PNLD. Uma trajetória que interessa a todos os brasileiros. Afinal, o livro didático ainda é o livro mais lido em todo país, quando não o único. Embora possa ser classificado por alguns como um "livro-denúncia", Com a palavra, o autor é uma obra otimista, informativa e propositiva, baseada em ampla pesquisa sobre o PNLD, em particular sobre a avaliação pedagógica e o envolvimento de algumas universidades em mecanismos que contrariam os próprios princípios desse programa.