Os estudantes estão preparados para enfentar os desafios do futuro? São capazes de analisar suas idéias, raciocinar sobre elas e comunicá-las de maneira eficaz? Têm capacidade para continuar a aprender ao longo de toda a vida? Estas são perguntas feitas seguidamente pelos pais, pelos estudantes, pelo público em geral e pelas pessoas responsáveis pela gestão dos sistemas educacionais. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), da OCDE, fornece algumas das respostas a essas perguntas. Avalia em que medida os estudantes que estão perto de concluir a escolarização compulsória adquiriram alguns dos conhecimentos e das habilidades essenciais para sua plena participação na sociedade. A primeira avaliação PISA foi realizada em 2000. Para alguns países, os resultados foram decepcionantes, mostrando que o desempenho de seus jovens de 15 anos de idade estava muito aquém do desempenho em outros países - uma defasagem que algumas vezes era equivalente a vários anos de escolarização e que ocorria a despeito de altos investimentos em educação. O PISA 2000 salientou também uma variação significativa no desempenho das escolas e despertou preocupação quanto à eqüidade na distribuição de oportunidades de aprendizagem. Será que as coisas mudaram desde 2000? Aprendendo para o mundo de amanhã - primeiros resultados do PISA 2003 apresenta os resultados iniciais da avaliação PISA 2003. O relatório vai muito além do exame da situação relativa dos países em matemática, ciências e leitura. Ele analisa também um conjunto mais amplo de resultados educacionais, que incluem motivação do estudante paa aprender, suas convicções a seu próprio respeito e suas estratégias de aprendizagem. O relatório analisa de que maneira o desempenho varia entre os gêneros e entre grupos socioeconômicos. E fornece insights sobre alguns dos fatores que influeciam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em casa e na escola, sobre de que maneira esses fatores interagem e sobre suas implicações no desenvolvimento de políticas. E o mais importante: o relatório chama a atenção para países que conseguiram alcançar altos níveis de desempenho e, ao mesmo tempo, garantir uma distribuição eqüitativa das oportunidades de aprendizagem. Existem realizações notáveis. Será que outros países conseguirão vencer o desafio? O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA) DA OCDE O PISA é um processo colaborativo que envolve os 30 países membros da OCDE e aproximadamente 30 países parceiros. Reúne especialistas dos países participantes em um trabalho conduzido em conjunto por seus governos, segundo interesses comuns definidos por políticas. O PISA é um esforço sem precedentes para avaliar o avanço dos estudantes nesses países, como se verifica em algumas das suas características: - A abordagem de letramento: o PISA procura definir cada área (leitura, matemática e ciências) não apenas em termos de domínio do currículo escolar, mas também aos conhecimentos e habilidades necessários para uma participação plena na sociedade. - Um compromisso de longo prazo: o PISA permitirá que os países realizem um monitoramento regular e previsível de seus progressos no cumprimento de objetivos de aprendizagem essenciais. - A faixa etária abrangida: ao avaliar estudantes de 15 anos de idade, ou seja, jovens que se aproximam do término da escolarização compulsória, o PISA fornece uma indicação significativa do desempenho geral dos sistemas escolares. - A relevância da aprendizagem ao longo de toda a vida: o PISA não se limita a avaliar os conhecimentos e as capacidades dos estudantes, mas também pede que respondam sobre sua própria motivação para aprender, suas convicções a seu próprio respeito e suas estratégias de aprendizagem.