Qorpo-Santo, Nelson Rodrigues, José de Alencar, Jorge Andrade e Brecht são alguns dos autores contemplados neste conjunto de ensaios. O autor analisa peças teatrais do ponto de vista cênico e avalia de que modo elas dialogam com o homem contemporâneo. A primeira parte traz uma viagem pela história da dramaturgia brasileira, do começo do século XIX ao regime militar. Na segunda parte, João Roberto Faria comenta dramaturgos estrangeiros importantes para a compreensão do teatro nacional. Sumário Prefácio Parte I. Dramaturgia Brasileira 1. A Formação do Teatro Brasileiro2. O Teatro Realista na França e no Brasil3. O Nacionalismo no Romance e no Teatro de José de Alencar4. França Júnior e a Comédia de Costumes5. Artur Azevedo e a Revista de Ano6. Qorpo-Santo: As Formas do Cômico7. Sílvio Romero, José Veríssimo e o Teatro Brasileiro8. Alvaro Moreyra: Poesia e Teatro no Modernismo9. Nelson Rodrigues e a Modernidade de Vestido de Noiva10. A Dramaturgia de Jorge Andrade11. Augusto Boal: O Corsário do Rei12. Teatro e Política no Brasil: Os Anos 70Parte II. Dramaturgia estrangeira 1. O Mundo da Comédia, em Quatro Versões2. Racine, Sedutor3. Místicas e Imperiais Províncias Russas4. Jarry, Apollinaire e o Teatro de Vanguarda5. Pirandello e a Loucura de Henrique IV6. As Primeiras Peças de BrechtFontes Bibliográficas