O comércio varejista tem grande importância na economia do Brasil, mas é difícil encontrar livros da área de custos voltados ao contexto nacional desse tipo de empresa. A maioria dos livros brasileiros prioriza a gestão de custos no ambiente fabril e o segmento varejista aparece somente em exemplos adicionais ou capítulo(s). Por isso, este livro objetiva contribuir para o entendimento dos principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis à gestão de custos e preços de venda no comércio varejista. Em linguagem acessível, traz diversos exemplos numéricos, estudos de casos, exercícios de fixação, modelos de planilhas para aplicação prática do conteúdo e textos complementares que permitem fácil compreensão das metodologias gerenciais abordadas na obra. Quanto aos temas abordados, destacam-se: - Custo de compra e taxa de marcação para definir preço de venda - Preço de venda orientativo à vista e a prazo - Análise custo/volume/lucro no contexto varejista - Ponto de equilíbrio operacional, econômico e financeiro - Relatórios de lucratividade de segmentos de mercado (mercadorias, linhas, setores, lojas e rede de lojas) - Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda varejistas - Mensuração do prazo médio de estocagem, do custo financeiro de estocagem e do estoque excedente - Avaliação do impacto dos prazos de recebimento, pagamento e estocagem no lucro das vendas - Exercícios numéricos resolvidos em planilha Excel disponível no site da editora - Planilha para gestão de custos e preços de venda abrangendo os conceitos abordados disponível no site da editora - Diversos casos da realidade brasileira