Com vistas a estabelecer algumas perspectivas de interpretação relacionadas à identidade diferente da própria – a alteridade - esta obra parte de uma interrogação sobre o entendimento ou o desentendimento fundamental que mina a possibilidade de encontro com o outro: é possível estar disponível para outrem de cultura e língua diversas? Este livro expõe uma investigação sobre o ensino de pessoas de Mali, norte da África, cuja língua é o Tamasheq, escolarizadas por meio da língua francesa de seu colonizador. Apesar das preocupações de uns e de outros com a questão do ensino das línguas nacionais e a escolarização na língua do colonizador, no contexto de países africanos, poucos pesquisadores têm focado seu trabalho na língua Tamasheq. Isso assinala a originalidade, desta Pesquisa ao investigar o uso do Tamasheq e do Francês na escolarização, no território africano de Mali, reiterada por focalizar a Pedagogia Convergente (PC) - pouco explorada em pesquisa. Os objetivos desta investigação - registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua original não é a adotada no contexto escolar de aulas e identificar a contribuição da Pedagogia Convergente na qualidade das aprendizagens escolares desses alunos - podem constituir inspiração e meta para a escolarização na diversidade de regiões brasileiras, nas quais as línguas originais não são adotadas no contexto escolar de aulas, mas sim a língua padrão estabelecida para todo território nacional Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini