Transcorrida quase uma década da publicação desta obra, a temática da Pedagogia da Alternância não apenas permanece atual, como vem tendo a sua popularidade ampliada no cenário educacional brasileiro. A multiplicação e consolidação dos Centros Familiares de Formação por Alternância e o reconhecimento do potencial educativo de sua proposta pedagógica, sobretudo no Movimento da Educação do Campo, contribuíram para uma disseminação e utilização da alternância para além das Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais. É neste contexto que, na atualidade, existem outras tantas iniciativas e experiências educacionais, inclusive políticas públicas e programas governamentais, que assumem a Pedagogia da Alternância como um dos eixos centrais de suas propostas de formação. Todavia, apesar dessa popularidade alcançada nas últimas décadas e da presença das experiências de formação por alternância há mais de 40 anos no Brasil, a produção teórica nacional sobre essa estratégia pedagógica ainda é escassa em nossa sociedade. É neste sentido a importância de uma edição revisada e atualizada do presente livro, na medida em que ele constitui um dos poucos trabalhos que, mais que sistematizar os processos de origem e expansão das experiências francesas e brasileiras de formação por alternância; explora os fundamentos teóricos da alternância, analisando suas modalidades, representações e práticas nas duas experiências pioneiras em nossa sociedade: a Escola Família Agrícola e a Casa Familiar Rural. É uma obra destinada, assim, a todos que, direta ou indiretamente atuam na educação do campo, na extensão rural, nas entidades e movimentos sociais, sindicais e populares presentes no meio rural brasileiro.