O livro traz artigos de professores e pesquisadoras das áreas das ciências humanas e sociais aplicadas e aparece no cenário literário com rasgo provocativo e impacto considerável, pois os textos aqui apresentados quebram o sono letárgico do ensino dogmático, sem sentido crítico, e encurrala o realismo jurídico devotado a exaltar a verdade de Tribunais Altíssimos e outras indecências (vazio que engole o vazio). A dinâmica da obra é movida, a cada capítulo, pela pretensão de apontar erros no ensino jurídico. Aliás, esse é um eixo central, uma condição indispensável dentro do livro. A Obra na sua busca constante pela clareza, inalcançável, pois um desejo sempre insatisfeito, gera, ao mesmo tempo, a criação de novidades. Se o fracasso é a condição para que se erga um Outro espaço jurídico, esta coletânea aceitou o desafio e alimenta os leitores com retratos e exposições sobre as dissonâncias entre Direito e Ensino Jurídico que foram secularmente organizados pelas mãos contaminadas do dogmatismo. É uma obra impiedosa com os conservadores (haja desafetos!). Daí que o livro, que exibe um ataque duro aos acomodados do mundo não científico, anda pelo teto de vidro dos dogmáticos e telhas vão se quebrando, paredes ruindo, e, nesse talhe desconstrutivista, a cada artigo, aparece um conteúdo singular para colocar o sarrafo cada vez mais alto.