A perspectiva teórica mais importante que surgiu no campo do ensino da matemática, nas duas últimas décadas, foi o construtivismo. E a teoria de Von Glasersfeld de um construtivismo radical figura como uma das versões mais polémicas desta corrente. O construtivismo radical é uma teoria do conhecimento que fornece uma abordagem pragmática para questões sobre a realidade, a verdade, a linguagem e o entendimento humano. Entra em ruptura com a tradição filosófica e propõe uma concepção do conhecimento que radica no ajustamento experiencial e não na verdade metafísica. Esta obra, através dos seus 10 capítulos, apresenta diferentes facetas desta posição epistemológica, fornecendo uma profunda análise dos seus conceitos fundamentais.ERNST VON GLASERSFELD é professor emérito de Psicologia na Universidade da Geórgia, investigador associado no Scientific Reasoning Research Institute e professor adjunto no Departamento de Psicologia na Universidade de Massachusetts, Amherst. É membro da American Society for Cybernetics, da qual recebeu o McCulloch Memorial Award, em 1991; é também membro do Conselho Científico do Instituto Piaget (Lisboa) e consultor editorial de várias revistas internacionais.