A análise do discurso jornalístico que se vai ler neste livro tem méritos muito particulares: a adequação da escolha teórica, a riqueza original da análise e a clareza da exposição das idéias. Por meio da observação de mais de 200 exemplares de jornais de circulação nacional, no período de 1998 a 2004, a autora analisa os modos de integração entre as linguagens fotográfica e verbal na produção de sentido do texto jornalístico. Não se trata nem de uma leitura ideologizante que reduz o discurso a um reflexo do contexto histórico, nem de uma análise formalista em seu sentido de enquadramento do texto em categorias e relações previamente constituídas. Ao contrário dessa previsibilidade redutora, o livro de Regina Souza Gomes transita pela teoria semiótica e pela compreensão histórica do discurso jornalístico com amplitude, desembaraço e originalidade (fragmento de texto assinado por Lúcia Teixeira). Sumário: Prefácio Introdução O texto jornalístico: fotografia e narrativa verbal Pressupostos teóricos O nível fundamental O nível narrativo O nível discursivo Os sistemas semi-simbólicos Do semi-simbólico ao poético A semiótica tensiva Relações entre linguagens: uma abordagem teórica Modos de relação no plano do conteúdo Relações entre linguagens e plano da expressão Algumas questões preliminares à análise O plano do conteúdo Relações de oposição Entre a ironia e o humor Relações de complementação Lixo e miséria humana: um acento passional A tontura: fazer saber e fazer sentir Modos de olhar Relações de restrição Escravos do século XXI : silêncio domado A lua e o ator: ambigüidade contornada Relações de ressignificação Campo minado: a tensão conotada Uma questão de imagem O plano da expressão Entre o marrom e o verde Sombra, luz, encruzilhada Literatura anfíbia Folhinha e mais!: contrapontos Conclusão Referências Lista de figuras