Este livro fez parte de um dos projetos do LEL Laboratório de Estudos do Lazer, grupo de pesquisa da Universidade Estadual Paulista, cadastrado no CNPq. A obra investiga a eficácia da estratégia de co-participação de idosos no processo de inclusão digital, com vistas à facilitação do aprendizado para utilização da rede internet, para a obtenção de informações referentes ao lazer, no âmbito virtual. Na tentativa de contribuir com a inclusão digital de idosos, foi elaborada a pesquisa intitulada Inclusão digital: estratégias de co-participação de idosos no lazer virtual, com o intuito de testar esse método de ensino diferenciado, voltado especificamente à população idosa. Foram elaborados três artigos. No primeiro artigo, foi realizada uma revisão de literatura sobre a Inclusão digital de idosos e seus impactos, sob a perspectiva de novas aprendizagens. Neste trabalho abordaram-se aspectos envolvendo o idoso e o mundo da tecnologia, bem como, os impactos da inclusão digital para idosos. O segundo artigo investigou a satisfação dos idosos que aprenderam a utilizar a internet, bem como, as ressonâncias proporcionadas por esse acesso. O terceiro artigo verificou a eficácia da estratégia de aprendizagem por co-participação de idosos no lazer virtual, como uma forma de oferecer um meio adequado no que diz respeito ao ensino dessa nova tecnologia destinado aos idosos.