A obra trata de estudos sobre Estado e Políticas Públicas Educacionais no contexto da reestruturação produtiva do capital. O objetivo principal é reunir diversos estudos sob uma perspectiva crítica para o entendimento da reforma do Estado que ocorreu a partir de um projeto político e ideológico neoliberal, o qual ocasionou inúmeras transformações no que diz respeito às políticas públicas educacionais, na formação dos trabalhadores e no processo de reestruturação do mundo do trabalho, e situar a educação neste contexto. Parte-se da premissa de que o neoliberalismo constitui-se como um projeto hegemônico, isto é, uma alternativa da classe dominante à crise do capitalismo contemporâneo, uma nova forma de organização socioeconômica, com um novo papel para o Estado diante das políticas públicas. Nos diversos capítulos que compõem esta obra, apresenta-se discussão sob a perspectiva histórica, a relação entre trabalho, educação e formação profissional. Problematizam-se as diferentes dimensões teóricas da organização e controle do trabalho, formação e qualificação profissional e formação escolar para a empregabilidade. Esta obra é de grande relevância tanto para pesquisadores na área da temática como para docentes e discentes e pode ser utilizada como material didático e de estudos em cursos de graduação, didáticos e de pesquisa e estudos na pós-graduação stricto sensu.