A coleção Aulas de Redação desenvolve a escrita do estudante em atividades que estimulam a criatividade e preparam para o exercício da redação. Os volumes apresentam diversos tipos de texto: literários, informativos, publicitários, letras de música, quadrinhos, entre outros. Tópicos de gramática fundamentais e atividades variadas fornecem a base para o aluno redigir com segurança.

O volume 2 apresenta dez unidades que trabalham diferentes aspectos da redação: linguagem culta e coloquial, narração com texto dialogado, narração objetiva em 3ª pessoa na prosa, o fantástico e a realidade, prosa e poesia, ação narrativa, narração subjetiva em 1ª pessoa, descrição do espaço, linguagem poética e linguagem usada em anúncios e notícias.

O livro apresenta seções e recursos diferenciados fundamentais para o desenvolvimento da escrita:
- Vamos ler: seção que traz textos de diversos autores que servem de base para o trabalho de redação. Quanto à autoria, aparecem neste volume nomes como: Marcos Rey, Walcyr Carrasco, Fernando Sabino, Luis Sepúlveda, José Paulo Paes, Lygia Fagundes Telles e Mário Quintana.
- Vamos escrever com esquema: atividade em que o aluno cria a sua história completando um roteiro proposto, com o objetivo de perder a inibição diante da folha em branco.
- Vamos escrever explora, como tema de redação, um assunto relacionado ao que foi discutido ao longo da unidade. Uma sugestão de esquema auxilia na produção do texto.
- Vamos pesquisar sugere temas para serem pesquisados e apresentados de diferentes maneiras em sala de aula. Neste volume, propostas de atividades como: a criação de um dicionário de gírias, uma pesquisa sobre as associações protetoras de animais no Brasil, uma entrevista sobre o relacionamento entre pais e adolescentes.
- Usando o dicionário: exercícios que estimulam o uso do dicionário e auxiliam o aluno a reconhecer a importância desta ferramenta para o desenvolvimento da capacidade de escrita.
- Vamos ler-pensar para formar opinião: seção criada para esta edição reformulada. Textos, fotos, propagandas, músicas e reportagens propõem assuntos relacionados a temas transversais para serem discutidos em sala de aula. Neste volume são desenvolvidos, entre outros temas: costumes e o papel da propaganda, relação entre pais e filhos, família e animais de estimação, violência contra as crianças e violência urbana.
- Indicação bibliográfica: traz sugestões de livros que desenvolvem temas presentes no cotidiano do aluno e que estão relacionados à seção "Vamos ler-pensar para formar opinião".

O Livro do Professor (não comercializado) apresenta:
- Sugestões para o trabalho em sala de aula;
- Respostas dos exercícios.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.