Esta investigação recolhe, valoriza e interpreta diferentes vozes de educadoras de creche. Nela se fundem/entrecruzam as narrativas destas educadoras e as narrativas da investigadora tendo em vista a compreensão dos aspectos contextuais, específicos e complexos dos processos educativos e dos seus comportamentos e decisões. Estas narrativas permitem aceder ao seu conhecimento professional e atribuir sentido às suas experiências através da análise das suas próprias palavras. Trata-se de uma investigação que valoriza e explora as dimensões pessoais das educadoras, ou seja, os seus afetos, sentimentos e percursos de vida, permitindo aceder à complexidade das interpretações que estas fazem das suas vivências, das suas ações, dos seus sucessos e insucessos e dos problemas, desafios e dilemas com os quais são confrontadas durante o exercício da sua profissão. Através da leitura e análise destas narrativas os leitores têm oportunidade de refletir sobre os processos de aprendizagem, os impactos de determinadas experiências educativas, os problemas e as dificuldades que as educadoras enfrentam ao longo da sua carreira, as estratégias que utilizam na tentativa de os superar e as suas perspectivas sobre a educação de infância. Acredito que as narrativas destes educadores experientes constituem uma fonte poderosa de inspiração e conhecimento, estimulando os educadores-leitores a refletirem profundamente sobre as suas vidas e a sua profissão. A utilização criteriosa destas narrativas em contextos de formação inicial e contínua poderá ser extremamente eficaz na discussão e no reexame das suas perspectivas acerca da educação. Parabéns à Héllen Thaís dos Santos por este trabalho tão interessante!