Este livro traz discussões de docentes que atuam em universidades brasileiras formando profissionais do ensino de língua estrangeira. A obra focaliza questões relacionadas com a formação continuada desses profissionais e busca estabelecer um diálogo entre a universidade e os professores que atuam nessa área do conhecimento. Todas as questões abordadas procuram indicar alternativas para diversificar a prática docente, fundamentando-a nas mais recentes discussões sobre linguagem e ensino e aprendizagem de línguas. As reflexões alinham-se à área de Lingüística Aplicada e oportunizam ao leitor interessado na formação de professores em-serviço e em pré-serviço entender de modo crítico esse processo e compreender como o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira podem contemplar, por exemplo, tarefas colaborativas. Além disso, as reflexões apresentadas pelos autores contemplam contextos diversificados de ensino de língua estrangeira, focalizando o uso e papel dos dicionários bilíngües no ensino e na aprendizagem, descrevendo um breve histórico do ensino do vocabulário e pontuando a importância da avaliação na formação do professor nessa área.