O aprendizado da gestão de empresas envolve tanto adquirir e compreender os conhecimentos essenciais relativos às áreas funcionais típicas da Administração, como aplicar na prática do contexto brasileiro esses importantes conhecimentos. A intenção que motivou e norteou o grupo de autores deste livro foi combinar essas duas dimensões, compondo o leque de desafios funcionais que o gestor deve conhecer e aplicar em suas atividades cotidianas na condução de seus negócios. O livro reúne 13 temas relevantes da Administração que visam contribuir para a formação de gestores a partir do domínio desses conceitos essenciais e da sua aplicação ao contexto brasileiro. Dois capítulos introdutórios abordam questões relacionadas com a estratégica, pensamento sistêmico, empreendedorismo e elaboração de plano de negócios. Os capítulos seguintes abordam as áreas funcionais da empresa: marketing, vendas, finanças, controladoria, operações, qualidade e produtividade, recursos humanos, comportamento organizacional, tecnologia da informação e aspectos fiscais e tributários. Diante da crescente importância da preocupação da comunidade empresarial, consumidores e sociedade brasileira com a sustentabilidade dos negócios e dos nossos recursos e em função dos progressos e conquistas já notadas em nosso contexto, o último capítulo apresenta os conceitos essenciais da gestão de negócios sustentáveis juntamente com os desafios associados com esta preocupação.