A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) foi criada durante o governo de Getúlio Vargas, a partir do Decreto nº 34.638, de 14 de novembro de 1953. Tinha por objetivos difundir e elevar o nível do ensino secundário brasileiro, ou seja, tornar a educação mais ajustada aos interesses e necessidades da época, conferindo ao ensino eficácia e sentido social, bem como criar possibilidades para que os mais jovens tivessem acesso à escola secundária. Dos meados da década de 1950 até o final da de 1960, a CADES prestou serviços à educação brasileira gerenciando a realização de cursos de treinamento para professores do ensino secundário, jornadas de diretores, simpósios de orientação educacional, encontros de inspetores do ensino secundário, cursos para secretários de estabelecimentos de ensino e ainda promoveu a publicação de um número significativo de obras voltadas para a formação dos professores da escola secundária. Em Textos e Contextos: um esboço da CADES na História da Educação (Matemática) são apresentados os resultados de uma investigação na área da História da Educação (Matemática), na qual o olhar se voltou para compreender as ações da CADES quanto à formação dos professores, com ênfase na disciplina de Matemática. Inicialmente, a obra traz considerações históricas sobre a CADES, localizando-a desde sua criação até a sua extinção, bem como a extensão de suas ações. Para isto, são mobilizados materiais bibliográficos e depoimentos de professores que tiveram envolvimento com a CADES. Dezenas de livros publicados pela CADES foram localizados em acervos de bibliotecas brasileiras, sendo organizada uma listagem com títulos, datas, autorias e indicação de localização. Em linhas gerais, são sintetizados os livros produzidos pela CADES para o ensino de Matemática. Há ainda a resenha das dezenove edições da Revista Escola Secundária, importante material de divulgação dos ideais da Campanha.