"Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática" desenha três trajetórias de pesquisa sobre práticas formativas de professores. Mostra, em perspectiva, a prática de formação que percorre desde o desenho da legislação, passando pela experiência na formação inicial até os contextos das reformas educacionais que incidem nos processos formativos de docentes. O texto discute, a partir do relato das práticas, a formação de professores nos cursos de licenciatura, o estágio na formação de professores e a formação no contexto das reformas educacionais. O esforço do livro está em discutir as práticas sem se descuidar da literatura que trata do tema em questão. Busca na literatura o suporte teórico que permite ir aos fundamentos das práticas instituídas nos processos de formação. Articula criticamente a legislação com a prática de formar professores para atender o contexto específico da escola pública brasileira. Analisa a prática da formação a partir de seus processos operados na prática formativa que se dá em contexto de inovação docente. Compreende que os avanços do ensino só são possíveis se a formação prosseguir na direção de compreender a prática a partir de seus fundamentos que tornam visível a busca de superação de uma tradição tecnicista que separa a teoria da prática como forma de reprodução ideológica dos processos de abstração da ação. O que mais está evidente nesta obra é a preocupação como a prática como eixo central formador dos saberes docentes, constituindo-se condições para compreender, na ação, todo processo de abstração reflexiva que eleva os professores ao patamar de intelectuais transformadores da cultura.