O livro trata de um assunto que, certamente, gera dúvidas em muitos eleitores e que levou o autor a optar, na capa, pela frase afirmativa, em tom de explicação, e não de questionamento. Alberto Almeida decidiu trazer para o leitor uma análise detalhada das etapas de realização de pesquisas eleitorais.O estudo pioneiro retrata as relações entre a política e a cobertura da imprensa, muitas vezes, apontada como a vilã dos problemas que envolvem o jogo político. O livro é resultado da prática do autor exercida na rotina diária com alunos e professores de estatística e ciência política na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no DataUff.O objetivo do trabalho: tornar mais transparente as pesquisas de opinião, em particular, as pesquisas eleitorais. A idéia é possibilitar que o leitor possa entender mais claramente as pesquisas de opinião. Alberto analisa desde a elaboração da amostra, fontes de erro, margem de erro estatístico, até a importância de as organizações terem, em seus quadros, pessoas preparadas para atuar em campo. Nas entrevistas face-a-face o autor mostra que as respostas podem oscilar conforme a abordagem do entrevistador ou a formulação do questionário. Apesar do enfoque em pesquisas políticas, o livro é, na verdade, um instrumento de grande valia para o leitor entender como se processam as pesquisas de opinião no Brasil.