Pode parecer óbvio afirmar que o objeto central dos estudos linguísticos é a linguagem. Curiosamente e com certa frequência, no entanto, a linguagem é colocada em segundo plano - em especial quando se pensa a Linguística somente entre as ciências sociais. Não é o caso da perspectiva adotada nesta Introdução à (Bio)Linguística. Ao destacar a Linguística como ciência cognitiva, a autora coloca em foco a linguagem, entendida como faculdade humana, que, como tal, está arraigada à mente. Esta visão, que interliga Linguística, Biologia e Psicologia, traz à luz diversas indagações que concernem às relações humanas, como as questões linguísticas que permeiam a educação de surdos ou a tentativa de entender a relação entre cérebro e afasia - ponto este que suscita especulações há mais de cinco mil anos. De maneira explicativa, a autora delineia um caminho de compreen-são da Linguística, sua definição como ciência, seu objeto de estudo e cenário histórico, e aborda, entre outros aspectos, a discussão acerca do papel do ambiente no desenvolvimento de uma língua. Além disso, apresenta um panorama da base física da linguagem e levanta uma antiga questão, a do lugar da Linguística entre as ciências. Obra fundamental para professores e estudantes de Letras, bem como para fonoaudiólogos, psicopedagogos e todos os profissionais envolvidos com linguagem.