A Educação Física constitui sua área de trabalho fundamentada nas concepções de corpo e movimento. Esta visão permitiu a superação de sua condição histórica limitadora que se restringia aos aspectos fisiológicos e técnicos. Hoje são consideradas também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas que constituem o praticante da atividade.Assim, a Educação Física, principalmente a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumiu uma nova condição: a de trabalhar numa perspectiva de cultura corporal, o que amplia a contribuição da Educação Física para o exercício da cidadania. Segundo os PCNs da Educação Física, a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos. Junte-se a isso um programa que adote como referenciais para a construção do planejamento de ações - Educação Física e que desafiam para a redução das desigualdades sociais: o desenvolvimento de processos educativos que busquem um desenvolvimento econômico, político, social e cultural da sociedade; a luta por uma educação pública gratuita e de qualidade; a conscientização e formação de um profissional educador como um sujeito epistêmico, que possui autonomia reflexiva crítica e seja capaz de articular e construir conhecimentos transformadores da sociedade. A partir disso, a atividade desenvolvida nas Escolas, para se tornar uma contribuição efetiva para a formação de uma cidadania plena, deve organizar seu conteúdo considerando toda a riqueza da interdisciplinaridade, priorizando temas de caráter social para que os setores populares, as grandes periferias urbanas, as vilas, os bairros desenvolvam atividades de exercícios e esportes coletivos, acompanhados de ações políticas reflexivas com vista ao um processo cada vez maior de participação popular na organização e nas decisões de ordem econômica, política e social que dizem respeito e atingem diretamente a população historicamente alijada dos processos decisórios e participativos da sociedade. A partir da Educação Física, desafia-se a Escola a interagir mais com a sociedade através de projetos múltiplos e interdisciplinares, como por exemplo, Colônia de Férias, Gincanas Esportivas- Culturais, Passeios, Caminhadas, Torneios, Atividades Culturais, Palestras e etc., para que a população conheça sua realidade e desenvolva um senso crítico face aos problemas que esta realidade apresenta. E isto pode ser organizado de forma a observar não só aspectos esportivos, mas também aspectos motivacionais com o objetivo de manter os alunos sempre com interesse em aprender e praticar as atividades, e culturais, onde a visão do aluno permita alcançar o conhecimento social que é importante na formação do caráter. Toda a realidade que requer mudanças, transformações, precisa de movimento. E ninguém melhor do que a Ciência do Movimento para ser a mola propulsora de um movimento motivador, transformador e emancipador da sociedade. A Educação Física é, assim, uma área do conhecimento que, por excelência, pode lançar as bases para se colocar uma sociedade em movimento para a busca de uma cidadania plena sustentada no fundamento da participação de todos os concernidos Numa perspectiva "revolucionária", o professor de Educação Física deve ter consciência de que, através de sua atuação, tem uma contribuição específica a dar, em vista do atendimento aos interesses das camadas populares. Para isso, basta trabalhar sobre o bom senso, procurando elevar a consciência dispersa e fragmentária das classes, ao nível de uma concepção de mundo coerente, homogêneo e contrário à hegemonia burguesa.E o profissional da Educação Física tem todas as habilidades necessárias para romper a visão tradicional da disciplina que sempre foi a de ensinar o desporto e monitorar a prática do lazer. Sua variada formação na academia, sustentada nas disciplinas de anatomia, psicomotricidade, cultura brasileira, cinesiologia, fisiologia, psicologia, filosofia, sociologia história da Educação Física, entre outras, não permite mais se restringir apenas a explicar de forma biomecânica os movimentos humanos em todas as atividades esportivas e jogos diversos. Para a construção de uma cidadania plena, o profissional pode ajudar, a partir de cada atividade, a explicar as potencialidades do movimento em movimentos sociais e históricos que engendram a participação social e política para uma efetiva cidadania participativa. Assim como o esporte, o jogo e o lazer só fazem sentido mediante o movimento e a participação, estas atividades podem impulsionar as consciências para uma maior participação política e cidadã na sociedade.