'Sortilégios do avesso' analisa a presença da loucura na literatura brasileira. A autora, Luzia de Maria, começa seu estudo traçando um panorama histórico da loucura em outras culturas, passando pela Grécia antiga, Idade Média, Renascimento, etc., acompanhando-a no imaginário romântico e suas formas, um paralelo entre o discurso psiquiátrico e a literatura em fins do século XIX e, afinal, investiga a loucura usada como recurso literário em épocas de repressão. A autora recolhe, ainda que brevemente, possíveis interpretações que permanecem e ressoam no imaginário brasileiro, entrelaçando a não-racionalidade e a criatividade, a genialidade e a loucura, a busca da consciência e o desespero inevitável de quem dela se aproxima. Luzia se debruça sobre as obras de Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Machado de Assis, Coelho Neto, Lima Barreto, Dyonélio Machado, Guimarães Rosa, Autran Dourado, Moacir Lopes e Renato Pompeu, buscando cobrir o período que vai desde a construção da metáfora da loucura, no Romantismo, até a representação da fala louca - forma de desmascaramento das estruturas de repressão que se articulam sobre o eixo linguagem/silêncio - no período pós-1964.