Criada há mais de um século, a assessoria de imprensa é atividade altamente valorizada nesta sociedade midiatizada. Em função da credibilidade do jornalismo, a inserção positiva em conteúdo jornalístico garante visibilidade qualificada. Nesse contexto, personalidades e organizações públicas, privadas e não governamentais que almejam destaque e interlocução eficaz com seus públicos-alvo não abrem mão desse serviço. Estima-se hoje que mais da metade dos jornalistas em atividade no Brasil esteja atuando em assessoria de imprensa. Neste livro, o jornalista e professor José Antonio Martinuzzo, considerando as demandas e características da contemporaneidade, apresenta um conceito atual e inovador para orientar essa atividade. Numa publicação original, organizada a partir das questões do lide jornalístico, ele descreve, capítulo após capítulo, o que é "assessoria de imprensa estratégica em rede", por que fazê-la, como fazer, quem faz, onde e quando. Fiel às características do lide - objetividade, clareza e foco no essencial - e unindo teoria e prática, o autor apresenta reflexões e ferramentas de trabalho, com informações importantes para a formação de graduandos e orientação de profissionais, organizações e personalidades que desejam se aproximar da área de assessoria de imprensa. Caso se queira ampliar para outros campos os conhecimentos e os investimentos em gestão de imagem, este livro forma um relevante e definitivo dueto com Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede.