Parte de um projeto – que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro nas escolas e universidades como à prática artística de um modo geral –, este Jogos Teatrais na Sala de Aula é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem. Ao conduzir alunos/atuantes a desenvolver habilidades de performance artística, estabelece uma forma de criação articulada com as subjetividades de cada um, em face dos mais variados exercícios propostos. Nesse envolvimento com os jogos teatrais, os alunos aprenderão regras básicas “para contar histórias, apreciação da literatura e construção de personagens”. Os atuantes lidam com situações pouco familiares sem perder o sentido de grupo ou o foco. O formato do jogo demanda sempre um problema a ser enfrentado, sempre habilidades a desenvolver: professor e aluno abandonam posições opostas e revelam-se parceiros: diretor e ator? O corpo vai para o centro do palco. O material do teatro integra a sala de aula através de gestos e atitudes experienciados “concretamente no jogo, sendo que a conquista gradativa de expressão física nasce da relação que deve ser estabelecida com a sensorialidade”.