Nos Serviços Escola dos Cursos de Graduação em Psicologia são realizadas mo­dalidades de atendimento psicológico à comunidade e, entre eles, há o atendimen­to psicológico de pais que procuram ajuda especializada diante de situações conflitivas com seus filhos, as quais eles não compreendem, de modo que se sentem desamparados por não conseguir mais auxiliar e cuidar de seus filhos. O psicólogo é, então, chamado para auxiliar pais e filhos a compreender o que está ocorrendo na relação entre eles por meio de intervenções que promovam o res­gate do processo de desenvolvimento emocional da criança, ao mesmo tempo em que permitem outra compreensão do seu modo de ser/viver por parte de seus pais. O pedido dos pais por atendimento psicológico de seu filho tem sido estudado por diversos autores da psicanálise, mas a ênfase do presente estudo está voltada à teoria do relacionamento paterno-infantil, conforme construída por D. W. Winnicott. Segundo este autor, as condições favoráveis apresentadas pelo ambiente (pais/família) permitirão que a criança possa amadurecer no tempo e ritmo desejáveis, ou seja, que ela possaser si mesma em um tempo e um espaço. Se de início a dependência é absoluta, progressivamente a cri­ança ruma à independência, desde que o ambiente (os pais, família, cuidadores, ou seja, quem estiver na função de cuidar) entenda que seu papel permanece, mesmo que modificado, em cada uma das fases do desenvolvimento da criança. Portanto, para Winnicott é fundamental que haja uma provisão ambiental per­manente para que o percurso de amadurecimento da criança seja promovido. Ele aponta que, em algumas circunstâncias, a modalidade de atendimento de­senvolvida por ele e denominada de Consultas