Numa época em que a Semiótica metodológica de Greimas se despedaça em pontos de vista particulares ou se reduz a meros sistemas aplicativos, é rara a aparição de pesquisas que retomem o gesto primeiro do autor lituano de elaborar ampla integração conceitual em nome de uma teoria orgânica sobre a construção do sentido. Nesta obra de referência, Norma Discini faz exatamente isso. A autora reincorpora o percurso gerativo greimasiano e retoma nos capítulos deste livro o projeto geral da Semiótica e não apenas uma ou outra de suas numerosas derivações. Corpo e estilo são conceitos que ajudam a enxergar toda a arquitetônica semiótica como produto do ato de enunciação. Mais que pesquisa metodológica, esta obra é uma proposta de reconhecimento detalhado dos processos de significação humana. Numa época em que a Semiótica metodológica de Greimas se despedaça em pontos de vista particulares ou se reduz a meros sistemas aplicativos, é rara a aparição de pesquisas que retomem o gesto primeiro do autor lituano de elaborar ampla integração conceitual em nome de uma teoria orgânica sobre a construção do sentido. Nesta obra de referência, Norma Discini faz exatamente isso. A autora reincorpora o percurso gerativo greimasiano e retoma nos capítulos deste livro o projeto geral da Semiótica - e não apenas uma ou outra de suas numerosas derivações.Numa época em que a Semiótica metodológica de Greimas se despedaça em pontos de vista particulares ou se reduz a meros sistemas aplicativos, é rara a aparição de pesquisas que retomem o gesto primeiro do autor lituano de elaborar ampla integração conceitual em nome de uma teoria orgânica sobre a construção do sentido. Nesta obra de referência, Norma Discini faz exatamente isso. A autora reincorpora o percurso gerativo greimasiano e retoma nos capítulos deste livro o projeto geral da Semiótica - e não apenas uma ou outra de suas numerosas derivações.