[O] livro que ora apresento não é só relevante para a Licenciatura objeto da experiência e investigação, mas para toda licenciatura cujo objetivo seja formar o professor de língua, materna ou estrangeira. A autora acredita na necessidade de construir uma visão mais integrada do processo de ensino-aprendizagem de línguas e, por isso, este livro pode também ser lido como um passo na direção da construção de pontes epistemológicas entre as disciplinas específicas e pedagógicas dos cursos de Letras e as disciplinas de Línguas Modernas que propiciem um trabalho colaborativo, abrangente, favorecedor de parcerias colaborativas entre pesquisadores e professores em formação. [...] Com o objetivo de narrar uma das possibilidades de atuação do professor iniciante e de vivenciar suas concepções via escrita, a autora oferece a colegas formadores de professores, a programas de formação governamentais, a professores colaboradores em formação continuada, aos próprios estagiários – ou professores iniciantes – uma análise de gêneros formativos experimentais e de textos escritos por estagiários em eventos de letramento acadêmico-profissional que, além de se tornarem exemplos – a serem seguidos ou evitados nas disciplinas de estágio – mostram que, como a autora propõe, encontramos na linguagem do estagiário o “caminho das pedras” para o “caminho das letras”. (Angela B. Kleiman)