A autora realizou uma pesquisa ampla em bibliotecas de São Paulo, Nápoles, Roma e Paris. Isso permitiu ter acesso a um conjunto de fontes qualificadas, que serviram de norte para uma discussão das relações entre fotografia e artes visuais centrada em 3 eixos: 1 - da "fotografia artística" à fotografia moderna, 2 - as convergências com a ciência: da captação do movimento ao fotodinamismo, 3 - a utilização de elementos da comunicação de massa: John Heartfield, Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky, Francis Picabia.A autora realizou uma pesquisa ampla em bibliotecas de São Paulo, Nápoles, Roma e Paris. Isso permitiu ter acesso a um conjunto de fontes qualificadas, que serviram de norte para uma discussão das relações entre fotografia e artes visuais centrada em 3 eixos: 1 - da "fotografia artística" à fotografia moderna; 2 - as convergências com a ciência: da captação do movimento ao fotodinamismo; 3 - a utilização de elementos da comunicação de massa: John Heartfield; Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky; Francis Picabia.A autora realizou uma pesquisa ampla em bibliotecas de São Paulo, Nápoles, Roma e Paris. Isso permitiu ter acesso a um conjunto de fontes qualificadas, que serviram de norte para uma discussão das relações entre fotografia e artes visuais centrada em 3 eixos: 1 - da "fotografia artística" à fotografia moderna; 2 - as convergências com a ciência: da captação do movimento ao fotodinamismo; 3 - a utilização de elementos da comunicação de massa: John Heartfield; Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky; Francis Picabia.