Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área. Embora já existam várias publicações sobre este assunto, o livro tem diferenciais que ajudam a programar de uma maneira geral, sem se preocupar com uma linguagem em particular: apenas baseando no raciocínio lógico traduzido em pseudocódigo. Um desses diferenciais está no fato de trabalhar com figuras, esquemas, exemplos comentados e exercícios propostos ao final de cada um dos seus nove capítulos. Os tópicos abordam todos os assuntos importantes para um perfeito aprendizado, incluindo: tipos de dados, operadores, variáveis, constantes, arrays, registros, estruturas de controle, rotinas (procedimentos e funções), passagens de parâmetros, modularização, etc. Todos esses assuntos são tratados de um modo bem didático com bastante simplicidade e objetividade, mas sem introduzir sofisticações desnecessárias. E para reforçar o aprendizado é apresentado um capítulo inteiramente dedicado a uma ferramenta de implementação de algoritmo (o VisuAlg) para que o leitor possa rodar seus algoritmos de maneira prática, rápida e fácil, sem precisar utilizar uma linguagem de programação convencional. Assim, devido ao seu caráter didático, este livro pode ser adotado como livro-texto em cursos técnicos de programação e em instituições de ensino superior. Todas as soluções e códigos dos exemplos e dos exercícios propostos podem ser acessados junto à Editora Ciência Moderna, por download, sem quaisquer custos adicionais.