As investigações sobre História da Educação e Ensino de História têm passado por grandes mudanças nas últimas décadas com importante aumento da produção e diversificação de objetos de pesquisa. Ainda assim, se restringem, muitas vezes, aos grandes centros urbanos e acadêmicos do país. A Universidade do Estado da Bahia com seu poder de alcance, propiciado por seu formato multicampi e sua política de cursos de licenciatura, tem desempenhando importante papel na interiorização das pesquisas nessas temáticas, criando e fomentando grupos de trabalho nesse campo. Este livro é resultado do trabalho de pesquisa de professores e discentes do curso de História Campus VI, vinculados ao Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI) e tem como objetivo apresentar a interiorização das investigações sobre a História da Educação e o Ensino de História na Bahia, apontando várias possibilidades de pesquisa, no intuito de fortalecer e ampliar os diálogos com outros pesquisadores e grupos de pesquisa na área. História da Educação e Ensino de História: diálogos e possibilidades de pesquisa apresenta uma coletânea de textos com temáticas variadas, sendo algumas pouco exploradas pela historiografia. O leitor terá acesso a uma parte da história da educação da Bahia e de questões contemporâneas sobre o ensino de história sob a lente de representantes de Clio.