O livro apresenta um novo foco de análise no âmbito da gestão e do marketing esportivo: o esporte como produto, negócio e entretenimento. Como produto, o esporte vem ampliando cada vez mais o seu portfólio de subprodutos. São novas modalidades que surgem a cada dia. Nos primeiros capítulos do livro, são analisadas diversas estratégias de gerenciamento do esporte como produto, suas estratégias de mercado, segmentação e posicionamento. Em especial no campo dos eventos esportivos, a gestão do esporte vem ganhando maior relevância nos contextos sociais, econômicos, culturais, políticos e cívicos em diversos países e regiões. Através de seus legados, o produto esportivo, que tem nos eventos o seu principal núcleo, gera externalidades e adquire valor no mercado. Quando bem gerenciado, o produto esportivo produz um elenco variado de subprodutos e amplia a sua estratégia de extensão. São eventos diversos, títulos de associação, camisas, calções, meias, agasalhos, calçados, vídeos, jogos eletrônicos, cards e muitos outros. Tudo vende no esporte, para o esporte e através do esporte. Ainda temos as novas instalações esportivas que vendem ingressos, serviços diversos e produtos alimentícios, bebidas, artigos esportivos para o público presente. Atentos ao valor de seus ativos e propriedades, as entidades esportivas focam a sua gestão do esporte na maximização dos valores de exposição, associação, filiação, relacionamento, hospitalidade, conveniência, diversão e entretenimento, performance, memória e outros. Vistos como plataformas de venda e comunicação, nossos clubes e entidades de administração esportiva ensaiam os primeiros passos na vasta e complexa indústria dos negócios esportivos e do entretenimento esportivo.