Em 2018, um grupo de educadores, principalmente professoras e professores, de todos os cantos do Brasil, reuniam-se para discutir sobre a educação brasileira. Isso, por si só, já se apresentava como um grande evento; mas quando esses mesmos educadores trocam experiências, adquirem aprendizados e aperfeiçoam a participação democrática em seus contextos educativos e dialogam sobre novos modelos de participação cidadã: desenha-se um cenário que engrandece nossa terra, nossas gentes! Esta obra, A missão pedagógica de educar para democracia: caminhos para uma formação cidadã, é mais que um resultado de encontros, mais que matizes coloridos, sambas e maracatus. Os organizadores deste livro reúnem relatos docentes arquitetados e aplicados no Brasil afora, nos quais os autores buscam, com suas lições, tornarem-se multiplicadores da democracia dentro e fora do espaço escolar. Destacam-se, ainda, a relevância dada à formação cidadã, a multiplicidade de vivências nos mais distintos espaços educativos, com ênfase para a educação básica, e as contribuições para o protagonismo juvenil e para a inclusão educacional e social. Assim, cada um desses capítulos instigará o(a) leitor(a) acerca da práxis educativa, da iniciativa à criatividade, dos desafios à construção, dos relatos aos resultados. Por fim, um convite a colorir, transformar e criar, nesta aquarela recheada de iniciativas, estratégias importantes para a educação para democracia.