As experiências advindas do ambiente escolar são tão marcantes que elas acabam refletindo diretamente nas escolhas profissionais, pois definem perfis. Com o intuito de desmistificar que a disciplina de matemática é a vilã do sistema de ensino formamos um grupo de estudos, composto por professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, que buscou apresentar alternativas para o ensino de matemática nas séries iniciais no primeiro e segundo ciclos (1ª a 4ª séries). Estas idéias se concretizaram após a aprovação do projeto "A Estação Ciência Módulo de Matemática Vai à Escola" no programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia SETI - Paraná, que permitiu o aporte financeiro necessário. Neste trabalho, priorizamos a construção de atividades com materiais de fácil manuseio que permitem a iteração e o desenvolvimento da criatividade e que, em paralelo, associem uma conceitualização matemática eficiente. Além disso, na intenção de facilitar o trabalho docente, disponibilizamos um CD-ROM com os modelos da maioria das atividades, que abordam conteúdos considerados significativos ou por estarem presente no cotidiano dos alunos ou por serem pertinentes para o desenvolvimento social e cognitivo de cada um. Estas propostas foram baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's (1997), seguindo os quatro blocos norteadores: Números e Operações; Tratamento da Informação; Grandezas e Medidas; e Espaço e Forma.