Uma vez perguntaram a Mlle. Chanel qual era o grande segredo do sucesso de sua marca. Ao tragar o cigarro, com sua inseparável piteira de ouro, respondeu, sem perder a pose: ?É que ela determina o grupo ao qual as pessoas pertencem.? É a melhor definição que já ouvi, até hoje, a respeito do papel da marca no desenvolvimento do produto. As pessoas precisam pertencer a um time de futebol, a um partido político, um país, a uma cidade ou a um grupo. A falta de identidade é a principal causa ortis de marcas, produtos, partidos políticos ou causas sociais. A construção desse atributo é uma tarefa desafiadora que poucos conseguem realizar om sucesso. Neste livro, Gestão de marcas, os autores desenvolveram um excelente rabalho informativo e didático sobre os processos de construção de marcas com um epertório consistente de experiências bem-sucedidas e casos reais. credito que seja o livro mais completo que já se editou no Brasil sobre esse assunto ascinante. Existe, porém, um fator não controlável no ato de se construir grandesmarcas: o talento. Esse não se acha nos livros, mas dentro de quem está lendo. Julio Ribeiro Presidente da Talent Trata-se de um dos mais completos e profundos estudos a respeito das marcas brasileiras. Certamente, será referência indispensável para futuras gerações de pesquisadores que se debruçarem sobre um dos mais palpitantes capítulos do marketing em nosso país. Além de mapear importantes logotipos que escreveram e ainda escrevem a história do capitalismo no Brasil - o que, em si, já representaria inestimável contribuição -, o livro classifica e interpreta, com a sofisticada régua e compasso do método acadêmico, as principais questões teóricas que envolvem as marcas, os ativos intangíveis mais valiosos das empresas a Era do Conhecimento. Já era tempo de as marcas nacionais ganharem a perspectiva de especialistas da academia, a exemplo do que acontece no mundo. Nelson Blecher Jornalista, Diretor de Redação da Época Negócios e co-autor de O império das marcas