O livro Educação e Justiça Social foi elaborado com esmero e cuidado na perspeciva de contribuir com a discussão de uma temática das mais importantes para este momento histórico, quando no social apresentam-se múltiplas dinâmicas produzindo novas demandas educacionais e novos parâmetros e percepções de justiça social. Trata-se de um debate sustentado pela desmultiplicação de caminhos que conduzem à não integração de grupos importantes da população. Isto aponta para a necessidade de uma análise mais profunda sobre a necessidade e os mecanismos que permitiriam preservar a coesão social e sobre o papel atribuído ao Estado e aos cidadãos. Em consequência chama-se a atenção para os fundamentos de um novo contrato social capaz de rejeitar lógicas, mais ou menos veladas nas atuais políticas públicas, de naturalização dos problemas sociais e de responsabilização individual. O debate que se apresenta neste livro contém, sobretudo, reflexões a partir de investigações realizadas por pesquisadores associados ao Grupo de Pesquisa CR 30 da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, subordinado ao tema Desigualdades, Identidades e Laços Sociais, contando com a contribuição de investigadores brasileiros e latino-americanos na perspectiva do enriquecimento de suas problemáticas.