"A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação"é o VI volume da série Currículo:questões atuais. Resultante de mais uma investigação do grupo de pesquisadores do Programa Educação:Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a coordenação da Professora e Pesquisadora Mere Abramowicz. O grupo, com seus integrantes que habitam diferentes regiões brasileiras, percorre a questão do currículo por meio de indagações, extraídas dos cenários em que os pesquisadores exercem sua profissionalidade docente. E, assim, vão desenhando uma coreografia que enfatiza aspectos curriculares como avaliação, reforma universitária, qualidade da educação. É um percurso que se define à medida da emergência de elaborar, via pesquisa, um olhar que, para sustentar uma certa postura de pesquisador-docente, indaga, desconfia e submete o real a um escrutínio sensível, cuidadoso e dialógico. Este sexto livro, tendo como ponto de partida os estudos de currículo, entrelaça, desfaz e refaz os pontos da formação docente de professores que atuam no ensino superior, nos denominados bacharelados. Como a prática de ensino se configura quando o docente não teve uma formação pedagógica formal? Em que sentido a formação continuada e a autoformação estão presentes no desenvolvimento da prática docente no Ensino Superior? Estas e outras questões permeiam os capítulos deste livro na tentativa de tecer algumas respostas. O movimento de inquietação epistemológica, próprio de grupos de pesquisa traz, pois, pelo diálogo e pela escuta cuidadosa, as vozes de professores do Ensino Superior sobre suas práticas de ensino. Junte-se, com seu olhar atento, a este movimento também. É um convite e você será muito bem-vindo às inquietações aqui registradas, refletidas e redimensionadas!