Este livro visa apresentar fundamentos didático-metodológicos para o ensino de Filosofia na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio. A partir de reflexões filosóficas de autores clássicos da filosofia moderna e contemporânea como Rousseau, Kant, Hegel, Adorno e Agnes Heller, procura-se evidenciar perspectivas e pressupostos teórico-metodológicos que possam auxiliar os/as professores/as de Filosofia na compreensão da especificidade de seu trabalho em sala de aula. A autonomia para a emancipação do homem é problematizada à luz do pensamento de Rousseau; a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar é apresentada na ótica kantiana; o trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com o pensamento helgeliano; o método e os pressupostos da recepção filosófica são analisados e discutidos a partir da visão helleriana; a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico são fundamentados na perspectiva teórica de Adorno e Horkheimer. O Método do Ensino de Filosofia é apresentado na perspectiva da própria Filosofia. Pensar filosoficamente o ensino de Filosofia implica tomar ao mesmo tempo tanto a Filosofia quanto seu ensino como problemas propriamente filosóficos.