Este livro apresenta resultados de pesquisa que envolveu três cursos de graduação que tradicionalmente formam profissionais liberais: Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Foram identificados os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. Os resultados revelaram que os estudantes têm como referência na docência os professores que atuam, principalmente, em disciplinas de final do curso, com forte inserção na prática profissional. Valorizam aspectos da docência relacionados ao domínio de conhecimento, a metodologias e estratégias de ensino e às atitudes pessoais dos professores. Os saberes e habilidades reveladas da profissão de origem definem o esteio das práticas de ensinar e aprender que vivem com seus alunos. Nesse caso, os docentes das profissões liberais formam um grupo com características próprias, se considerado o tradicional perfil acadêmico dos docentes universitários. Os alunos apreciam, ainda, aspectos que correspondem aos seus interesses e valores pessoais. Os professores baseiam-se nos exemplos culturais de ex-professores e nas suas próprias experiências do campo profissional para construir seus referenciais para a docência. Em alguns casos foi possível identificar sinais de inovação nas suas práticas, considerando-as na perspectiva da ruptura com práticas pedagógicas tradicionais. Os professores percebem que as avaliações externas contribuem para o crescimento e melhoria da universidade, porém valorizam mais as que levam em conta o cotidiano da sala de aula. O campo profissional e os órgãos de classe também exercem alguma influência em suas formas de atuação na docência, especialmente pela posição desses órgãos diante das políticas de formação e expansão dos seus cursos. Portanto, a leitura desta obra é imprescindível tanto para os profissionais responsáveis pela formação pedagógica dos professores universitários quanto para os profissionais liberais que desejam melhor compreender o trabalho que realizam como docentes e, fundamentalmente, melhorar a qualidade do ensino que realizam na universidade.