Este livro enfoca a prática do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados para criança ou adolescente com queixas de aprendizagem. O livro traz treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente.Este livro oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, as sessões permitem que os pacientes ampliem a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, controlem seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcancem maior sucesso escolar e de aprendizagem. Este livro oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, as sessões permitem que os pacientes ampliem a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, controlem seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcancem maior sucesso escolar e de aprendizagem.