O aprendizado baseado em estudos de caso é uma abordagem educativa promissora no âmbito do ensino de Química, que ganhou vigor no Brasil a partir de trabalhos pioneiros desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Trabalhos estes que evidenciam o sucesso da abordagem na perspectiva da valorização do conhecimento dos alunos frente a problemas vinculados ao caso, assim como do estímulo ao debate e à elaboração de argumentos em discussões de caráter científico e sociocientífico. O presente livro, resultado de atividades realizadas em disciplina de preparação pedagógica oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos, reúne onze estudos de caso, que possuem em comum a versatilidade e a possibilidade de aplicação na educação básica e no ensino superior. As temáticas destacadas em cada um deles estão alinhadas com o desejo dos autores de disponibilizar narrativas que fomentem uma educação para a cidadania, sem perder de vista o propósito de consolidar conhecimentos químicos. Os estudos de caso são assim intitulados: Silêncio das abelhas; Pau-rosa pede socorro; O modelista; Sacolas plásticas vítimas ou vilãs?; Peixe morto ainda mata; A lâmpada queimou, e agora?; SOS Mogi-Guaçu; Milhões indo para o buraco; De galão em galão, a prainha vai para o ralo; Adeus, caracóis; Olhando para o futuro... Cada caso é acompanhado de informações sobre as fontes de inspiração para a sua produção e de possíveis soluções para os problemas que trata.