Em O Ofício de Ensinar e Pesquisar em Educação Física Escolar é apresentado uma coletânea de textos produzidos com o intuito de compartilhar as aprendizagens sobre os procedimentos teórico-medotológicos empregados nos estudos realizados pelo Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE). A ação remete a pensar com os professores participantes das pesquisas, de modo que a reflexão sobre a prática se constitua em aprendizagens de uns com os outros professores-pesquisadores e professores-participantes dos estudos. Para tal, os textos aqui reunidos partilham as experiências de investigação que tratam das múltiplas possibilidades da pesquisa qualitativa na educação física escolar, desde os procedimentos ético-metodológicos de devolução das interpretações aos participantes, da reflexão sobre o diálogo e da observação participante como instrumentos de coleta das informações, do processo de produção do conhecimento científico na área de conhecimento Educação Física, da pesquisa participante, da narrativa escrita, do olhar dos bolsistas de iniciação científica, da perspectiva do materialismo histórico-dialético até a perspectiva auto-etnográfica.