É inegável a importância das pesquisas em Linguística Aplicada para se (re)pensar os rumos do ensino e da aprendizagem de inglês no Brasil. Na nossa trajetória como docentes, percebemos o quanto urge a necessidade de se desconstruir paradigmas e efetivar ações que levem a uma compreensão mais profícua dos fenômenos que emergem das salas de aulas. Nossa decisão em reunir trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG se deu por conta de acreditarmos que é preciso dar voz às pesquisas que nascem nessa esfera tão valiosa. Como bem sinalizou Mia Couto em sua obra ‘Idades, cidades e divindades’ de 2007: fazer da palavra um embalo é o mais puro e apurado senso da poesia. Pela palavra aqui proferida, embalamos nossas inquietações, interrogações, reflexões e ações, na expectativa de que possamos contribuir para o diálogo com outras vozes. Ensinar inglês é tarefa que requer de nós, professores, não apenas o olhar para os desafios que por ora se apresentam, mas, sobretudo, vislumbrar perspectivas cuja centralidade reside em considerar as contínuas mudanças na sociedade e suas demandas. A partir daí, será possível promover a construção do conhecimento da/pela língua e, assim, nesse cenário, ampliar o universo dos estudos no campo de pesquisa da Linguística Aplicada.