O livro teoria das competências: construção e desconstrução do discurso na formação de professores apresenta uma discussão crítica a respeito de dois temas bastante atuais na realidade educativa brasileira: competências e formação docente. Ao analisar algumas teorias educativas e relacioná-las à legislação nacional e internacional, a autora nos convida a discutir o modelo atual de formação de professores, baseado em um conjunto teórico que tem como objetivo desenvolver competências necessárias à vida em uma sociedade neoliberal. Esse modelo, apesar de ser apresentado como um discurso à prova de críticas, pretensamente neutro e hegemônico na esfera da educação, pode e precisa ser problematizado a partir do contexto social que o constrói e difunde. A fim de realizar essa problematização, a obra nos leva a pensar a substituição de questões como o que são professores competentes?, como formá-los?, como avaliar competências docentes? por a quem interessa essa avaliação? como ela impacta a realidade da educação brasileira?. Em decorrência desse processo problematizador, propõe também outras indagações essenciais para o desenvolvimento da educação no brasil: como problematizar e discordar de um discurso de competência? ou quais os fundamentos essenciais ou princípios orientadores de propostas de formação docente que atendam aos interesses educativos de desenvolvimento humano, e não aos mercadológicos?. Sem a pretensão de apresentar respostas inquestionáveis a essas indagações, a autora discute relações fundamentais para o entendimento da realidade educacional: educação e economia, formação docente, neoliberalismo, discurso de competências, formação humanizadora e, enfim, política e educação.