No início da década de 1980, a falta de professores magisterianos no estado de Rondônia era grande e ingressar no sistema público de ensino era muito fácil, pois não havia concurso público. A indicação política predominava na efetivação dos contratos. Alguns eram feitos a partir de referências pessoais, necessidades econômicas, destaque no curso profissionalizante do magistério e outros devido a interesses particulares. A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi criada em 1982 pela Lei Nº 7011, de 08 de julho, após a criação do Estado de Rondônia pela Lei Complementar nº 47 de 22 de dezembro de 1981. A UNIR é a única instituição de ensino superior (IES) pública de Rondônia. A oferta de uma educação superior precisa constituir dinamismo e interação, além de viabilizar orientações acadêmicas que formam o perfil profissional. As atividades práticas vivenciadas no período da graduação contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às relações no meio profissional e familiar. Além de desenvolver a inteligência cognitiva e a inteligência política, desenvolve também a inteligência emocional, competência de grande importância para superação das adversidades presentes no dia a dia. Constrói um leque de relacionamentos pautados no respeito, no compromisso e na solidariedade profissional. Com a educação superior aprende-se a respeitar as opiniões contrárias, compartilhar decisões, assumir responsabilidades, socializar conhecimentos. Contribui ainda para a superação de desafios, para a capacidade de avaliar as ações e ser capaz de transformá-las. Anteriormente, a Educação a Distância (Ead) era encarada como um ensino superficial e preconceituoso, mas após várias leituras, estudos, participação em debates presenciais, on-line, entre outros, passou-se a compreendê-la como uma modalidade de educação com grande qualidade e capacidade de elevar os níveis de ensino. Hoje se compreende o desenvolvimento e a expansão da modalidade de ensino à distância no atual cenário educacional, tecnológico e de políticas sociais no Brasil como um excelente recurso de emancipação das massas excluídas. Diante das mudanças radicais de paradigmas e valores, percebe-se que há uma demanda por uma educação diferenciada, que instrumentalize o cidadão a compreender e superar os novos desafios no campo da produção de saberes, da vida política e da vida social, oportunizando-o ao conhecimento do mundo e de si mesmo a partir da diversidade de linguagens.