A sociologia das organizações é uma especialidade bem desenvolvida nos Estados Unidos, França e Inglaterra, países em que encontramos publicações sobre o tema tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. No Brasil, no entanto, está bem menos amadurecida. Salvo exceções, ela não consta no currículo dos cursos de ciências sociais, possuindo maior presença nos cursos de ciências sociais aplicadas e, notadamente, nos de administração. Talvez por essa razão, os livros-texto introdutórios desta disciplina são escassos e terminam duplicando assuntos abordados nos manuais de teorias da administração. Mantendo-se no campo das Ciências Sociais e discutindo temas conectados ao universo organizacional, este livro tem o propósito de contribuir para a formação de profissionais capazes de compreender a complexidade do mundo contemporâneo e atuar de forma qualificada na gestão de organizações. Além da apresentação clara de conceitos-chave, todos os capítulos são ilustrados com relatos e casos, e contam com dicas de filmes e questões para discussão. No site da editora, o professor encontrará sugestões de estratégias de metodologias ativas que podem ser utilizadas para maior engajamento dos estudantes ao trabalhar os conteúdos.