DIÁLOGOS ENTRE SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO é um livro que apresenta uma criação coletiva e que surgiu da demanda e da importância de se divulgar a produção de professores/pesquisadores que desenvolvem ações de pesquisa e estudos nas temáticas de Subjetividade e Educação. Apresenta como pressuposto que a relação entre a Subjetividade e a Educação deve ser baseada em uma leitura crítica da sociedade que vê o homem como ser concreto inserido em momentos históricos específicos. Subjetividade abordada como teoria, compreende um conjunto de construções articuladas que tenta gerar inteligibilidade sobre um segmento do real. Dessa forma, constitui um corpus teórico que compõe uma representação da psique humana comprometida com sua natureza histórico-cultural que se expressa por meio da articulação das categorias de Subjetividade, Sentido Subjetivo, Configuração Subjetiva e Sujeito.O livro aborda a questão da articulação dos processos subjetivos sociais e individuais que se faz pelo sujeito. A partir do reconhecimento do caráter singular, histórico e recursivo do processo de constituição da subjetividade humana, compreende-se o sujeito apto a participar de seu processo histórico-cultural. Esta coletânea mostra-se ilustrativa da riqueza da teoria da subjetividade no campo educacional. Desejamos que o leitor aprecie o conjunto de textos que agora tornamos público em forma de livro e que seja estimulado a refletir sobre o contexto atual da educação nos diálogos com a subjetividade.