Este livro se propõe a oferecer uma ampla abordagem sobre os processos expressivos das crianças em diferentes linguagens: artes plásticas, jogo, teatro, música e dança, apresentando uma gama de sugestões de atividades e práticas pedagógicas adequadas a diferentes contextos da Educação Infantil. Para tanto, reúne um grupo de professores-pesquisadores que escrevem sobre a importância de todas as artes na infância e sobre o ensino da arte. Cada autor, em sua área, defende, com sensibilidade e seriedade, uma ação educativa que explore e valorize as potencialidades das crianças, desafiando-as a constituírem seus próprios modos de expressar o mundo e a sonhar, pintar, brincar, dançar...Os textos foram todos produzidos para dialogar com os professores e outros profissionais que atuam nas escolas, alternando aportes teóricos com exemplos de desenhos, de falas e de produções infantis. Ao longo do livro, aparecem interessantes sugestões de como se deve proceder, em determinadas situações, de modo a valorizar as crianças em suas manifestações e/ou sobre aspectos importantes a levar em consideração no planejamento das atividades, na seleção de materiais e na organização de um ambiente prazeroso e desafiador. Pode-se dizer que é uma publicação ímpar em forma e conteúdo no que se refere ao ensino das artes na infância.