Muito se tem falado sobre a Reforma Universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior. Muitas pesquisas, várias publicações, inúmeros estudos sobre esta temática na Europa e no Brasil. Este livro possui um conjunto de textos que vai discutir esta mesma questão, mas na América Latina. Esta obra tem como objetivo apresentar diferentes pontos de vista sobre os impactos do Processo de Bolonha na Educação Superior da América Latina. O questionamento gira em torno do papel da educação superior latino-americana diante da Reforma no Espaço Europeu sofrido pós Processo de Bolonha. Este livro na modalidade coletânea possui nove capítulos mais a apresentação e o posfácio. Os pesquisadores aqui reunidos foram escolhidos por possuírem investigações desenvolvidas neste eixo temático que a coletânea se propõe discutir. Acreditamos que mesmo diante desta realidade histórica que estamos vivendo nesta segunda década do século XXI, o papel do pesquisador enquanto um intelectual orgânico, engajado na luta política, torna-se fundamental na concepção de luta de classe gramsciana. Nesta perspectiva, a universidade pode ser pensada como um duplo e articulado campo de atuação, ou seja, como incremento da força produtiva e como um confronto político-ideológico, da busca de hegemonia e de supremacia (momento para unificar o consenso e a conquista do poder de fato). Pensando nisso, decidimos então, construir este livro, acreditando ser possível levantar um debate científico diante deste contexto que se faz presente, não somente na Universidade Brasileira, mas nas Instituições de Educação Superior de praticamente toda América Latina. Chega de estudar somente realidades europeias e brasileiras diante desta temática. Não podemos virar as costas para o que está se passando no continente latino-americano. Precisamos acima de tudo fazer a diferença aquí, na nossa região, para depois pensarmos em uma mediação em outros contextos históricos. (os organizadores)