As atividades que desenvolvem a linguagem cartográfica, como leitura de mapas, gráficos e tabelas, foram ampliadas. ·         Houve também ampliação das situações que abordam a questão ambiental e os aspectos relacionados à população (problemas sociais). ·         Na seleção de imagens, buscou-se a valorização da diversidade regional, com a reprodução de fotografias de diferentes estados.   Estrutura Cada livro está organizado em 8 unidades, com dois capítulos em cada uma, adaptando-se facilmente ao plano de aula do professor.A coleção ajuda o aluno a descobrir o planeta em que vive e as particularidades de seu ambiente regional. Também há o desenvolvimento de temas transversais, com a preocupação de mostrar atitudes favoráveis à convivência. ·         Estimula os alunos a participarem ativamente das aulas, realizando atividades de observação, comparação, pesquisa, elaboração de hipóteses e conclusões. O aluno é incentivado a relacionar os conceitos trabalhados a partir das vivências do seu dia a dia e da observação do espaço ao redor. O material de apoio conta com atividades cartonadas e, no caso dos livros de 1º e 2º anos, com adesivos. Esse recurso possibilita maior interatividade dos alunos com as propostas.   Pontos fortes A coleção apresenta uma proposta organizada e gradual de alfabetização cartográfica, com atividades reflexivas e práticas para o desenvolvimento dos conceitos.Os conteúdos estão organizados de forma gradual, com linguagem clara, rigor conceitual e atualidade.Ao longo dos livros, há a utilização de maquetes, mapas, plantas, gráficos e tabelas adequados à faixa etária.