Esta obra tem como objetivo principal refletir sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFF) e a formação do professor de Sociologia da escola básica brasileira. O desenho reflexivo dessa obra se apresenta em três grandes eixos: Formação de Professores, Ensino de Sociologia e Currículo. A partir de uma relação triangular privilegiada entre professores de Sociologia da escola básica, licenciandos em Ciências Sociais e o Saber, o livro configura uma perspectiva que valoriza o ensino e a transmissão dos conhecimentos; a junção entre professores e alunos licenciandos valoriza os processos relacionais e formativos; a articulação entre esses agentes e o Saber favorece uma lógica de aprendizagem. As reflexões elaboradas coincidem numa apreciação crítica dos percursos vivenciados pelos professores e futuros professores, mas não deixam de reafirmar uma convicção unânime no futuro da profissão docente. É nesta capacidade de distanciamento e de problematização, mas também de empenho e de aposta, que reside o caráter atrativo dessa obra, que sinaliza uma boa proposta de leitura para os professores interessados em procurar um sentido para a sua ação pedagógica e profissional.