Diante do jornal, a criança está em uma situação autêntica de leitura. Ao aprender a ler o jornal e a ler a vida no jornal, ensaia seus primeiros passos como cidadão. Jornal: material barato, fácil de encontrar, rico em signos verbais e não-verbais. A francesa Nicole Herr, Conselheira Pedagógica de Educação, propõe ao professor uma metodologia para trabalhar o suporte JORNAL em leituras dirigidas com crianças dos 4 aos 10 anos. São atividades divididas por faixa etária, explorando desde aspectos básicos (textura, imagens, formato) até reflexões sobre a publicidade, estrutura do jornal etc. As atividades podem ser utilizadas independentemente do método de alfabetização adotado. Seqüências detalhadas sugerem passo-a-passo trabalhos concretos com crianças a partir da pré-escola, utilizando o JORNAL como veículo privilegiado para a compreensão da função da leitura. Contém ainda uma seção dedicada ao Jornal Escolar, discutindo vantagens, objetivos e dando subsídios para que o professor elabore seu próprio projeto de JORNAL a ser feito pelos alunos.